Campanha refloresta Serra do Gandarela e doa mudas ao público - Santa Tereza Tem
Logo

Campanha refloresta Serra do Gandarela e doa mudas ao público

ikebama serra gandarelaSituada na Estrada Real em meio aos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito, a Serra do Gandarela é a maior reserva, ainda intacta, de cangas ferruginosas do Brasil e a segunda maior floresta de Mata Atlântica de Minas Gerais.

O local abriga biomas diversificados – da Mata Atlântica, cerrado e vegetação de cangas (características de locais que possuem minério), além de um extenso manancial de água potável que une as bacias hidrográficas dos Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas.

Entretanto, este paraíso, importante não só para os animais e a vegetação, mas para o controle de chuvas e preservação de mananciais, está em perigo. Devido a interesses econômicos na extração do minério de ferro, a vegetação do Gandarela e os seus mananciais correm sérios riscos de desaparecerem sem que a sua biodiversidade seja apreciada e mapeada.

 ikema floresPor causa dessas questões que ameaçam o Gandarela, a Floricultura Ikebana lançou a campanha a  “Plante uma Árvore”.  Além de conscientizar a população dos problemas atuais da região, a campanha visa plantar mudas endêmicas em nome de todos os internautas, que divulgarem a campanha.

gandarela plantio 2

 

A terceira fase do plantio foi concluída em Rio Acima – MG, no “Pé da Serra do Gandarela”, dia 8 de fevereiro. Assim, a Serra conta com mais 42 mudas nativas do cerrado: Candeia, Ipê Branco, Ipê Crioulo, Ipê Amarelo, Mogno, Jacarandá, Sucupira, Aroeira, Peroba, Jequitiba, Araça, entre outras, foram plantadas em nome de todos os blogueiros e sites que nos ajudaram. Uma nova ação esta sendo programada.Todo o plantio está sendo anunciado no site da Floricultura Ikebana Flores, confira: https://www.ikebanaflores.com.br/blog/category/campanha-ikebana-flores/.

Como parte da  campanha, a flora também está presenteando gratuitamente com mudas típicas do cerrado (ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarindo e peroba) a todos que se interessarem. Para buscar a sua muda é só comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi; de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 10h às 19h.  

Informações: Coletivo Cirandar

Anúncios