Nota de esclarecimento - Santa Tereza Tem
Logo

Nota de esclarecimento

Algumas pessoas questionaram o porquê do santaterezatem não ter publicado nada sobre o tiroteio na Praça Duque de Caxias, no domingo, 01/02/15.

Optamos por não fazer matéria sobre o assunto por razões de ética, algo que tem faltado ultimamente no jornalismo. Nas matérias feitas pelos grandes veículos, a primeira coisa que notamos foi a vinculação do tiroteio com o Carnaval. Vinculação feita sem a menor base, sem a apuração devida e, por isso, com possível prejuízo para o bairro.

Como muitos sabem, moro aqui e, no dia em questão, passei na Praça Duque de Caxias algumas horas antes e vi o que estava acontecendo ali. Não era pré-Carnaval. Não era um bloco. Era um aglomerado de pessoas conversando, bebendo e ouvindo música vinda de um carro. Eventos que estão se tornando comum em vários bairros da cidade. Como a própria Polícia Militar declarou à mídia o evento não era do seu conhecimento e não tinha sua autorização.

Esse é o único fato que realmente foi possível apurar porque testemunhei. Por não ter uma equipe de redação, o acesso permanente à Polícia Militar (em suas diversas instâncias) é difícil.
Ouvir a versão de todos os envolvidos é mais difícil ainda. Assim, em lugar de apresentar uma notícia com fatos incompletos, sem ouvir as vítimas, a PM e testemunhas, optamos por não divulgar o ocorrido, já que a grande mídia já estava fazendo isso com deplorável sensacionalismo, sem investigar realmente o que aconteceu.

Quem foi a vítima? Quem foi o atirador? Qual a razão do crime? Por que o fato aconteceu na Praça? – Nada disso foi respondido por eles. Apenas relataram o tiroteio e fizeram suposições sobre pré-carnaval. Isso (suposições), o santaterezatem não faz. É o nosso compromisso.

Infelizmente, nessa era de jornalismo imediato e sem verificação integral, esse nosso procedimento foi considerado inusitado. Por isso faço esse esclarecimento. O santaterezatem só divulga o que de fato conhece, o que de fato tem condição de apurar do princípio ao fim.

Eliza Peixoto
Jornalista Responsável

Anúncios