Arte no Centro no Teatro Espanca é um evento, que com programação a partir de março até o mês de junho, contemplando coletivos e artistas de diversas áreas. As atrações, que se apresentam,na sede do Grupo Teatro Espanca, foram selecionadas por meio de edital e alguns dos grupos são convidados. Além de espetáculos teatrais, musicais e de dança haverá oficinas,saraus, lançamento de livro, exibição de filmes, exposições, feira de publicações, debates e palestras.
O principal objetivo, segundo os organizadores, é estreitar a relação entre a população urbana de BH e as manifestações artísticas contemporâneas. Assim, se apresentaram em diferentes datas 15 coletivos artísticos, literatura, performance, audiovisual, hip hop, música, teatro e artes visuais. Entre os temas abordados estão negritude, gênero e sexualidade, cidade, diversidade cultural, antropologia cultural e teatro de bonecos. Haverá quatro saraus(2 Coletivos e 2 Vira-Lata), quatro exibições de cinema (Cinema de Fachada), quatro pocket shows de hip hop (Família de Rua, uma Mostra do grupo Pigmalião (5 trabalhos + oficina, show de Marcelo Veronez (Roberto Carlos na fachada) e Núcleos de Criação (oficinas do Grupo Espanca!). Dos 176 projetos inscritos, oito foram selecionados por meio do edita de ocupação. Entre os inscritos estão grupos e artistas de Barroso, Betim, Confins, Contagem, Ipatinga, Juiz de Fora, São João Del Rey, Sete Lagoas, Três Corações, Uberaba(interior de Minas); de Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e da França e Costa Rica.
Março
Sábado (21/03)
Na Porta do Teatro Espanca! (rua):
17h: Bira e Bedé
17h30 – 18h10: Seu Geraldo
Dentro do Teatro Espanca!
20h: O Quadro de uma Família (15min)
Verbo (10min)
O Quadro de Outra Família (15min)
Domingo (22/03)
Na porta do Teatro Espanca! (rua):
16h: Bira e Bedé
16h30 – 17h10: Seu Geraldo
Dentro do Teatro Espanca!
19h: O Quadro de uma Família (15min)
Verbo (10min)
O Quadro de Outra Família (15min)
23 a 30/03 – Mostra de artes cênicas + ciclo de debates + performances + discotecagem – AFAZER QUEER ou A ocupação: Arte viada no centro! (artistas selecionados via edital de ocupação.
Abril
01 a 03/04 – show e exposição ZÉ DO POÇO: MIL PROFISSŌES E DEZESSEIS NECESSIDADES (artista selecionado via edital de ocupação)
04/03 a 05/04 – Núcleo de Criação Espanca! – Herdeiros do Abismo (Oficina ministrada por Marcelo Castro. Lista de selecionados está disponível no site espanca.com).
07/04 – Sarau Coletivo
09/04 – Cinema de Fachada
11/04 – Café, Ritmo e Poesia (Família de Rua)
13 a 26/03 (artistas selecionados via edital de ocupação)
Atelier Midiológico – Clarice Lacerda
Circuito Espanca! de Publicações Independentes – João Perdigão
Maio:
05/05 – Sarau Vira Lata
07 e 08/05 (artistas selecionados via edital de ocupação)
Estreia da peça “Clínica do Sono” + projeto fotográfico “Depois do Expediente” de Daniel Toledo, André Hallak e Regina Ganz
14/05 – Cinema de Fachada
16/05 – Café, Ritmo e Poesia (Família de Rua)
18 a 31/05 (artistas selecionados via edital de ocupação)
Estreia do espetáculo “OIÉ” da Cia dos Aflitos dirigido por Odilon Esteves
Final de maio e junho – Núcleo de Criação Espanca! (oficinas ministradas por Gustavo Bones e Aline Vila Real)
Junho:
02/06 – Janela de Dramaturgia
06/06 – Café, Ritmo e Poesia (Família de Rua)
08 a 21/06 (artistas selecionados via edital de ocupação)
Espetáculo cênico-musical NEGR.A – Coletivo de Negras Autoras
Estreia do espetáculo MEMÓRIAS DE BITITA – O CORAÇÃO QUE NÃO SILENCIOU, inspirado na obra e trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus
25/06 – Cinema de Fachada
28/06 – show Marcelo Veronez – Não Sou Nenhum Roberto
O Teatro Espanca! está localizado embaixo do tradicional Viaduto de Santa Tereza, uma área de extrema relevância cultural, política, social e antropológica para a cidade. Já passaram pelo Teatro Espanca! 21 espetáculos teatrais de BH e mais 8 peças de outros estados e do interior de Minas; além de importantes projetos teatrais da cidade como o A-MostraLab e o VerãoArteContemporânea. Foram 23 oficinas de teatro, dança, música, literatura e artes visuais. Estima-se um público total de 15.000 pessoas e mais de 700 agentes culturais envolvidos em 4 anos de funcionamento.
No dia 17 de setembro de 2004, de uma cena curta surgiu o grupo Espanca!. Há 10 anos, a companhia criou 6 peças de teatro, um conjunto de obras que revela sua pesquisa sobre a encenação de dramaturgias contemporâneas, propondo discussões sobre os códigos do fenômeno teatral e a escrita do que chamamos de “poética da violência”. Há 4 anos, o grupo ainda mantém um espaço cultural no hipercentro de Belo Horizonte, aberto a propostas artísticas de diversas linguagens. Estima-se que os projetos da companhia já alcançaram mais de 106.000 pessoas em 58 cidades de 14 estados brasileiros.
Por Elise (2005), Amores Surdos (2006), Congresso Internacional do Medo (2008) e Marcha Para Zenturo (2010), são espetáculo do Espanca!. Estes textos foram publicados numa coleção de livros que pode ser adquirida em livrarias de todo o país, pela internet ou com o próprio grupo. O Líquido Tátil (2012) foi escrito e dirigido pelo argentino Daniel Veronese. O último trabalho da companhia é Dente de Leão (2014), escrito por Assis Benevenuto e dirigido por Marcelo Castro. Na última década, estes trabalhos fizeram 592 apresentações em todas as regiões do país, além de Alemanha, Colômbia e Uruguai.