Feira de artesanato do Jequitinhonha - Santa Tereza Tem
Logo

Feira de artesanato do Jequitinhonha

Feira de artesanato do Jequitinhonha na UFMG começou hoje, 4, e termina no dia 9 de maio

 artesanato vale1Feira de artesanato do Jequitinhonha na UFMG, já se tornou tradição no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, pois vem sendo realizada desde o ano 2000, uma semana antes do Dias das Mães. Nesta XVI edição, a Praça de Serviços do Campus será tomada pela arte produzida nos 22 municípios contemplados pelo projeto “Artesanato Cooperativo”. Cerâmica, tecelagem, cestaria, bordados, acessórios, roupas e pinturas irão compor a exposição, que é aberta ao público em geral e tem entrada franca.

O Vale do Jequitinhonha, situado a 685 km de Belo Horizonte, no Nordeste do estado, é famoso pela sua cultura popular e principalmente pelo rico e diversificado artesa
nato, que muitas vezes fica escondido na zona rural e nos pequenos povoados. Esses são fatores que dificultam a divulgação do trabalho dos artesãos e sua comercialização.

 Assim, são objetivos do evento divulgar o artesanato e facilitar a venda dos produtos; estimular o aperfeiçoamento das técnicas, da qualidade, a criatividade e a preservação dos ofícios, além da transmissão da identidade cultural regional e dos saberes tradicionais do Vale.

Bonecas.Crédito da foto:Foca Lisboa

Bonecas.Crédito da foto:Foca Lisboa

Durante a feira alguns Mestres de Ofícios são homenageados. Os Mestres Carpinteiros Valmir Paulino, do município de Datas, e o Mestre José Sebastião (Seu Zé do Ponto), do município de Chapada do Norte serão os homenageados desta edição. Os municípios desses mestres também terão um lugar de destaque na exposição, ocupando um espaço físico mais amplo, que viabilizará a execução das oficinas que serão oferecidas por eles ao público.

 Além da feira, haverá  as atrações musicais:  Marcos Catarina, Wilson Dias, Dona Jandira e Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. 

A Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha é uma realização da Diretoria de Ação Cultural da UFMG em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, com o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e com o Programa Saberes Plurais. Ela conta com o apoio das 22 Prefeituras Municipais participantes, das Associações Microrregionais do Vale e de quarenta Associações de Artesãos.

Feira de artesanato do Jequitinhonha na UFMG

Data e horário: de 04 a 09 de maio
Local: Praça de Serviços – Campus Pampulha
Entrada franca

UFMG  Feira Artesanato

Anúncios