Para quem gosta de ouvir uma boa história, nada melhor do que participar do projeto Santa Leitura, que mais uma vez leva à Praça Duque de Caxias, literatura, histórias, poesia e teatro. O projeto acontece todo terceiro domingo do mês e já se tornou tradição entre os moradores de Santa Tereza, atraindo cada vez mais leitores, entre crianças e adultos, e estimulando a descoberta pelo mundo literário numa verdadeira biblioteca a céu aberto.
Neste domingo, o Santa Leitura muda de endereço, pois devido a regras eleitorais não poderá ser na Praça Duque de Caxias. Mas será ali pertinho, à sombra das árvores do jardim da Igreja de Santa Tereza e Santa Terezinha.
Como de praxe haverá contação de histórias, muitos livros, além de apresentação musical e muita alegria.
Então não se esqueçam: domingo, dia 18 de setembro, 10h às 13h, a Santa Leitura na Praça!
Santa Leitura em outras praças.
O Santa Leitura na Praça conta agora com o apoio da Paróquia de Santa Tereza, que segundo Estella Cruzmel, a idealizadora facilita a logística do evento, como agora por exemplo, que cedeu o espaço para a realização desta edição.
O projeto, que começou timidamente na Praça Duque de Caxias, hoje também é levado aos bairros Taquaril, Floresta e esporadicamente aos Estados Unidos (Carolina do Sul). No bairro Taquaril o encontro é todo segundo domingo do mês, onde a criançada participa em peso, ouvindo a histórias e contando para seus coleguinhas. Já na Praça Salvador Morici, na Floresta, o trabalho é diário. São 10 livros distribuídos no banco da praça, todos os dias, voltados mais para o público adulto e com uma ótima adesão.
Estella doa de 500 a 600 livros mensalmente e conta que é muito gratificante fazer esse trabalho, incentivando a leitura. Para alimentar sua “biblioteca a céu aberto”, Estella recebe de bom grado doações de livros novos e usados, exceto livros didáticos. Como é um projeto voluntário, quem quiser contribuir, basta levar lá na praça a sua doação no dia do evento ou entrar em contato por intermédio do e-mail: projetoleituranapraca@gmail.com.