Aniversário do Museu da Imagem e do Som (MIS) - Santa Tereza Tem
Logo

Aniversário do Museu da Imagem e do Som (MIS)

A Fundação Municipal de Cultura apresenta no dia 14 de dezembro, às 18h, no Museu da Imagem e Som, um evento especial de comemoração dos 21 anos da instituição, antigo Centro de Referência Audiovisual (Crav). A entrada é gratuita.

Museu da Imagem e do Som

Sede do MIS, na Av. Alvares Cabral, em BH

A celebração terá início com o lançamento do catálogo virtual “A Cultura Cinematográfica em Cartaz”, que disponibiliza ao público o acesso online ao acervo com todos os pôsteres e cartazetes da instituição. Na ocasião serão divulgados o “Plano Museológico” e o projeto de requalificação de suas reservas técnicas.

Haverá, ainda, a exibição do curta-metragem “Inventório” de Mírian Rolim e apresentação musical das bandas “Sopra que Sara” e “Roda de Timbau”.

O MIS

Nos anos 1980 cineastas, pesquisadores, estudiosos e artistas discutiam a possibilidade de se criar uma instituição pública que zelasse pela preservação da produção audiovisual de Belo Horizonte. No fim da década – em 1989 – foi criada, então, a Fundação Museu da Imagem e Som. Que serviu de base para que seis anos depois, mais exatamente no dia 14 de dezembro de 1995, fosse inaugurado o Centro de Referência Audiovisual (CRAV).

Já em 2014, o CRAV se tornou Museu da Imagem e do Som. E como unidade museal passou a ter o compromisso primordial de garantir o acesso aos acervos audiovisuais representativos da produção local, trabalhando na perspectiva de sua preservação, pesquisa e divulgação. Realizando assim o sonho iniciado décadas antes pelos intelectuais vanguardistas de Belo Horizonte.

E em 2016, o MIS ganhou ainda mais força na sua missão. Foi inaugurado o MIS Cine Santa Teresa. Equipamento cultural este, que potencializou as atividades do Museu, permitindo eventos e mostras maiores e mais ricas e uma difusão mais efetiva do acervo audiovisual de BH.

Hoje, o MIS mantém um acervo de mais de 90 mil itens em reservas climatizadas, com monitoramento 24 horas, todo disponível para consulta. E para garantir a preservação desse patrimônio há uma equipe formada por técnicos em museologia, conservação história e cinema, que faz o tratamento de registros nos mais diferentes suportes: fílmicos, videográficos, fotográficos, fonográficos, tridimensionais e textuais.

 Serviço

21 anos do MIS
Dia 14 de dezembro | quarta-feira | às 18h
Museu da Imagem e do Som | Avenida Álvares Cabral, 560 – Centro
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: (31) 3277-6330

Anúncios