Mirela e o Dia Internacional da Mulher - Santa Tereza Tem
Logo

Mirela e o Dia Internacional da Mulher

Mirela e o Dia Internacional da Mulher, a história do feminismo para crianças

Neste sábado, um programa diferente para crianças e adultos é participar do lançamento do  livro “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”, que sobre o feminismo por meio de ilustrações e com linguagem dirigida aos pequenos leitores. Dividido em duas partes, é composto de um poema, notas sobre a história da luta das mulheres por igualdade de direitos e no final traz  sugestões para que professores e professoras possam trabalhar o assunto com as crianças. Assim, além de atender ao público infantil, o livro é um importante material didático.

Ana, Gabriela e Helena Prestes

Escrito pela cientista política Ana Prestes e ilustrado por Vanja de Freitas,  a ideia do livro surgiu quando a filha de Ana, Helena, então com 8 anos, lhe pediu ajuda para fazer um trabalho escolar sobre a história do Dia Internacional da Mulher. A dificuldade em encontrar material com linguagem acessível às crianças motivou Ana escrevê-lo com a ajuda das filhas Helena (agora com dez anos) e Gabriela (8).

O trabalho escolar foi em forma de poema e no final de 2016, foi apresentado por Helena no auditório do Senado, durante um seminário sobre a participação da mulher na política. A apresentação foi filmada e o vídeo viralizou na internet.

Ana, que é neta do lendário Luís Carlos Prestes conta que “Começamos a brincar em casa com este assunto e acabamos criando a personagem do livro, Mirela, inclusive um figurino. Fizemos uma campanha pela internet, no Cartarse, e levantamos os recursos financeiros para a impressão.”

Extrovertida e falante, Helena conta que “foi legal participar do livro porque este é um tema que deve ser falado não só por adultos, mas também pelas crianças. Por isso minha mãe montou o livro comigo e minha irmã, Gabriela, e fomos transformando em algo mais simples com palavras que as crianças entendessem”.

Só pra constar, a Helena é filha do jornalista Kerisson Lopes, que mora em Santa Tereza, e por isso ela sempre está por aqui.

Serviço
Lançamento do livro “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”
Local: Sindicato dos Jornalistas – Avenida Álvares Cabral, 400
Hora e data: 15h – dia 11 de março

As autoras, que atualmente moram em Brasília, estarão presentes ao lançamento e Helena recitará a obra. Também haverá a participação de palhaças, brinquedos e diversões para crianças.

https://www.youtube.com/watch?v=8e1N1yYF0FM

Anúncios