Projeto Santa Leitura em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Projeto Santa Leitura em Santa Tereza

Projeto “Santa Leitura” estará em Santa Tereza,  no próximo domingo

De volta a Santa Tereza, neste domingo, 15 de outubro, o Projeto Santa Leitura integra as atividades comemorativas  da Festa das Padroeiras. Em lugar da Praça Duque de Caxias, onde por cinco anos, Estella Cruzmel, seus livros e seus convidados animavam as manhãs de domingo, o projeto será no Adro da Paróquia de Santa Tereza, a partir das 9h.

No evento de incentivo à leitura, além de uma infinidade de livros de literatura infantil em português, esta edição contará também com uma biblioteca infantil em inglês. Para auxiliar os pequenos, haverá uma tradutora. Outra novidade será a exposição de livros sacros e raros. Haverá ainda contadores de histórias Helenice Matias, Merces Simões e Agnaldo Sousa. Toda a equipe do “Santa Leitura” estará presente e haverá um grande painel de fotos, relembrando os mais de quatro anos que o projeto permaneceu no bairro.

A entrada é livre e ainda haverá sorteio de livros! Além disso, quem puder  pode levar livros usados para  doar  (exceto os didáticos) para o projeto.

Sobre o projeto
O projeto “Santa Leitura” nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga de propriedade de sua idealizadora, a artista plástica Estella Cruzmel. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta Estella”.  No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta ela.

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella levou o projeto para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas mais carentes passaram a ter acesso à literatura. No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura”, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza teve início. “Comecei bem tímida, mas já sabendo da aceitação do projeto aluguei um cômodo próximo à praça para guardar todo o material. Em junho, o terceiro evento já era um sucesso absoluto e a praça estava repleta de pessoas”, destaca Estella.

Da Praça Duque de Caxias, o projeto expandiu-se para a Praça  Salvador Murici, no bairro Floresta,  que foi adotada pela Estela. É realizado também Praça Dino Barbieri, ao lado da igrejinha da Pampulha, no Novo Taquaril,  na Vila São Rafael,  e no bairro Castanheiras, em Sabará.

Contatos:
Estella Cruzmel
E-mail: projetoleituranapraca@gmail.com
Facebook: facebook.com/LeituraNaPraca
Telefones: (31)3425-7572 ou (31) 999752-6952

Matérias relacionadas
Última edição do Santa Leitura em Santa Tereza

Santa Leitura recebe premiação

Santa Leitura neste domingo

Anúncios