Vem aí o Festival Primavera Audaz em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Vem aí o Festival Primavera Audaz em Santa Tereza

Festival Primavera Audaz em Santa Tereza reúne atividades culturais e educativas


Santa Tereza se destaca na história da cultura da capital mineira e mais uma vez mostra pioneirismo com a criação do Festival Primavera Audaz, iniciativa de um grupo de moradores do bairro,  nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

O Festival, segundo um dos organizadores, o músico Eros Fresiq, terá programação variada com shows, workshops, espetáculos teatrais, mesas de debates, feiras, circuito gastronômico, campanhas sócio educativas e diversas atrações.

Durante o evento serão homenageados os músicos Toninho Horta (morador do Horto, mas que faz parte de Santa Tereza) e Marilton Borges pelos 50 anos de carreira comemorados por eles este ano.

O que é o Festival Primavera Audaz

Idealizado pelos moradores do bairro, o percussionista Eros Fresiq e o professor e pesquisador, Marcos Eliel, o evento pretende, por meio da cultura e com o apoio de todos, levantar as necessidades do bairro, busca melhorias e conscientizar as pessoas sobre os cuidados que é preciso ter com o lugar onde vivemos.

Eros Fresiq

Eros Fresiq explica que “a ideia é unir todos os segmentos e coletivos que atuam no bairro, como Associação Comunitária (ACBST), a Associação Comunitária da Vila Dias, o Salve Santa Tereza, o Mercado Verde +Vivo, Escola de Cinema, os artesãos, artistas, escolas, a paróquia, comerciantes e moradores com o objetivo de discutir e encontrar soluções para as demandas de todos”. A equipe gestora do Festival, que engloba todos os envolvidos, é o Coletivo Audaz.

Entre essas demandas Eros cita a implantação da coleta seletiva, questões ligadas à segurança, limpeza, iluminação, posto de saúde e preservação do bairro, entre outras.  Eros ressalta que “incluímos aí o trabalho de conscientização não só dos moradores, mas especialmente dos visitantes e frequentadores sobre a necessidade de cuidar o bairro. Não é só usufruir o que Santa Tereza oferece, mas dar algo muito simples em troca, o cuidado”.

A proposta é chegar ao objetivo com campanhas educativas, mesas de debates, oficinas e atividades culturais voltadas para adultos, jovens e crianças.

Financiamento

O mais interessante é que o Festival para se tornar real está sendo feito com recursos financeiros próprios, provenientes de campanha de financiamento coletivo pela internet e do apoio de comerciantes do bairro.  Segundo Eros “é o esforço de equipe. Fazer muito com pouco dinheiro e sem ajuda do poder público. É mostrar que nós podemos sim e que Santa Tereza, que todos nós amamos, não é um bairro melhor ou pior que os outros, apenas diferente, que preza pela união em busca do bem coletivo”.

O legal, comenta Eros, é que a comunidade abraçou o evento e muita gente está trabalhando voluntariamente para ele acontecer, como a produtora cultural Perla Horta e Gilza Santos, Maíra Meirelles, do Ateliê Amarelo, a BH Tatoo, Number One, Luana Campos Sapateado, Paulo Vieira e Santa Tereza Tem.

Quem quiser contribuir é só entrar no link https://www.evoecultural.com/festivalprimaveraaudaz/

Locais onde irão acontecer as atividades: Circuitos

O Festival terá atividades distribuídas por cinco circuitos geográficos do bairro, com a finalidade de incluir e diversificar as ações por toda a extensão de Santa Tereza. Dessa forma foram criados os circuitos (Final da Capitão Bragança), , Mercado Distrital, Praças (Praça principal de Santa Tereza e outras) e de esquinas (Clube da Esquina e outras). Esses espaços irão sediar espetáculos, oficinas, exposição de artes plásticas, feirinha de artesanato, performances, instalações, rodas de conversas e ações sociais.

Integram  os circuitos os espaços Oásis Clube, Paróquia de Santa Tereza, Mercado Distrital, Quintal Santê,  Plataforma Humano, Mama Cadela, Estação das Artes, Bangalô Escola de Música, Instituto HAHAHA, Zona Last, Santo Chá, Associação Capoeira de Angola, Bar do Orlando.

Confira a programação do Primavera Audaz

Curta a página do evento no Facebook https://www.facebook.com/festivalprimaveraaudaz/

Anúncios